Agora eu sou maquiadora profissional!

Confesso que me senti estranha enquanto digitava o título do post….rs… mas enfim, vamos lá! Vim dar a notícia pra vocês!
Em fevereiro iniciei um curso de maquiadora profissional na Embelleze aqui da minha cidade (São José dos Campos). O curso durou mais ou menos três meses e glória a Deus acabou no dia 17.05! #NéDai? hahaha
Eu já tinha ouvido alguns boatos sobre a má qualidade da unidade Centro, mas isso há muito tempo. Como a Dai do blog TPM Moderna estava gostando e eu assisti uma aula e gostei muito da professora, caí na besteira de me matrícular.
Digo besteira porque a unidade é uma bela porcaria (para não escrever algo pior!)!!!! No pré contrato a informação é uma, na hora do contrato final a informação é outra, as pessoas que trabalham lá são totalmente despreparadas e mal educadas.
Pensa num lugar onde a recepcionista te olha de cara feia ou simplesmente te ignora quando você entra, funcionário que grita com alunos, funcionária que atende de cara feia, como se estivesse fazendo um grande um favor. Pois é… é disso pra pior.
O mais interessante é ouvir de um funcionário: ” se você não acha que está bom e correto, procure os seus direitos no PROCON”. Oi? O correto não seria entrar num acordo e resolver o assunto? Enfim, a minha resposta foi: fiz 5 anos de faculdade de direito, não preciso ir ao PROCON para saber ou fazer valer os meus direitos!
E não pára por aí! Paredes mofadas, cadeiras imundas na recepção. Na sala de aula paredes e espelhos mofados, falta de ventilação e de iluminação. O banheiro é uma sujeira a parte. Copo pra tomar água, também não tem.
No decorrer do curso, depois de discussões, perrengues e ofensas a Dai fez este vídeo e enviou um e-mail para a Embelleze, tendo em vista que é um sistema de franquia e exige que se cumpra um padrão mínimo de qualidade. A empresa entrou em contato com ela e depois ligou para alguns alunos, perguntando o que estavam achando do curso e da escola e adivinhem? Todos fizeram as mesmas reclamações que a Dai.
No final da mesma semana enviei um e-mail/testamento para a Embelleze também, mas nunca obtive retorno, o que é um péssimo sinal, afinal, cadê a qualidade no atendimento? Alô Embelleze!
Pois bem. A central enviou em um CD o vídeo que a Dai postou, lá para o proprietário da unidade. Na semana seguinte, foi um fuá só. Ele se achou no direito de falar poucas e boas para ela, mas isso, trancado em uma sala. Detalhe, ele achava que estava com a razão.
Absurdos a parte, ele disse “porque eu estou me formando em direito este ano”. Que fofo! A Dai também! Pena que ele não me chamou para a ‘reunião’ porque eu já me formei.
Depois do ocorrido, pintaram as paredes, trocaram as cadeiras. Já melhorou um pouco, mas….a “excelência no atendimento” permaneceu a mesma.
Fato é, que por lá não existem regras e sim, decisões tomadas de acordo com o humor da pessoa responsável.
Outra coisa péssima é que ao iniciar o curso os alunos precisam comprar uma lista de material. É muita coisa!  E tem aquele detalhe: se a pessoa não entende nada de make (como era o caso de muitas colegas da turma), fica sem saber qual marca comprar. Por fim, muita gente comprou produtos pelo preço e aí, ficou sem ter produtos de qualidade. 
Na minha opinião, o ideal seria que a escola tivesse um kit para ser usado pelos alunos durante as aulas, assim, só depois de formar, cada um compraria seus produtos com calma, pesquisando e conhecendo sobre a qualidade de cada item.
A professora, Mari, é uma fofa, super educada, super boazinha, ótima profissional. Sinceramente, nem entendo o que ela está fazendo naquele lugar. E foi só por ela que valeu o curso e eu disse isso a ela, várias vezes. Pensem pelo lado bom: poderia ser pior, a professora poderia ser alguém tapada e mal educada também! hahaha
Resumindo a ópera: eu NÃO RECOMENDO nenhum tipo de curso através da Embelleze. E digo de forma geral, pois apesar de ter ouvido boatos de que a unidade Jardim Satélite (da minha cidade também) é bem melhor, pesquisei no google e encontrei muitas reclamações sobre unidades de todo o país.
Enfim, isso fica a critério de quem tiver interesse. O ideal é visitar, assistir pelo menos umas duas aulas e ficar bem atenta a higiene do local, ao atendimento dos funcionários, etc, etc, etc.
Eu parto do princípio de que onde não se há respeito, não dá para se esperar mais nada de útil, bom ou digno.
Peço desculpas pelo post imenso, mas eu precisava contar tudo isso pra vocês, como forma de alerta, assim, ninguém precisará passar pelos perrengues que passamos.
Bom, sobre o curso em si, cheguei a conclusão de que não é necessário para ser uma boa profissional. O curso é voltado para pessoas que não entendem nada sobre maquiagem. Então, grande parte do curso foi bem chatinho, porque querendo ou não, eu já tinha uma boa base por conta de gostar de make e também de ter o blog.
No final das contas, o que realmente aprendi lá foram dicas valiosas. Mas apenas dicas, por que o básico e principal eu já sabia. Outra coisa que adquiri no curso foi segurança. Afinal fazer uma make e ouvir a opinião sobre ela, de uma profissional, é bem mais confiável. A verdade é que para ser uma profissa das boas, basta treinar. Treinar, treinar, treinar muito!
Assistir muitos vídeos de maquiagem, de várias pessoas diferentes, pegando dicas, observando a forma como fazem, e definindo então o meu estilo como maquiadora. E claro, estar sempre antenada nas novidades que o mercado nos oferece, com produtos cada vez mais modernos e eficazes.
Eu ainda vou treinar muito e em breve terei um portfólio disponível aqui no blog. Só aí é que começarei a trabalhar realmente nisso.
No início do curso eu nem tinha a intenção de trabalhar como maquiadora, mas no decorrer dos acontecimentos, cheguei a conclusão de que seria algo legal, divertido e que pode gerar uma boa renda.
Ah, o curso custou em torno de R$900,00 + o material.
É isso meninas! E começo esta nova fase da minha vida animadíssima!

Commentários do Facebook

comentários.

Comentários
43 Comentários

43 thoughts on “Agora eu sou maquiadora profissional!

  1. Carol você acredita que fui na daqui da cidade onde moro e lá também é uma porcaria… =/
    Infelizmente, porque aqui não temos opções desse curso.
    Bjo e boa semana pra ti!

  2. Oie nossa que horror euja fiz varios cursinhos todos de graça pelo senac e alguns pagos mas todos tinha a listinha certas do que comprar marca tinha uns que davam ate os kit
    Jesus que horrorr
    Mas o segredinho é pratica pratica e mais pratica
    linda semana pra vc
    http://byvivicunha.blogspot.com/
    @vivicrcunha

  3. Oi Nath! Então, o curso do SENAC parece ser bom sim, mas varia muito de cidade pra cidade viu.

    Na minha cidade, infelizmente não tem o curso de make! cruel…

    beijos

  4. Fui obrigada a vim aqui comentar, rs. Pq eu estava louca de vontade de fazer o curso na Embelleze de maquiadora tb, mais mudei de idéia até saber disso tudo, rs. Parabens pelo novo certficado de maquiadora, parabens! Nessa condições em que foi feito o curso, só muitooo parabens mesmo, rs. E obrigada por ter descrito a experiência. Se gostar me siga tb http://michelinezanette.blogspot.com/ esse é o Meu Cantinho Virtual =) BeeijoS

  5. NOssa, que coisa triste. Eu tinha visto a reclamação da sua amiga e achei um absurdo mesmo.
    Não se preocupe, com esse atendimento “VIP” eles não irão longe.
    Mas é revoltante mesmo, até porque vc pagou e muito por esse atendimento LIXO!

  6. Parabéns por ter conseguido, mesmo com tanto perrengue! rsrs
    Acho sempre bom ler opiniões sobre qq coisa q tenhamos feito. Com certeza seu post vai ser superútil pra algúem! Bjao

  7. Olá Carol
    fico feliz que vc tenha persistido e conseguiu se formar, espero que dê tudo certo pra vc.
    ah adorei sua nova foto na lateral, ficou linda
    bjos :)

  8. Nossa eu estou passando por isso amiga… desisti de um curso na Payot pq eles enrolam d+… em um mês de curso eu não vi sequer uma sombra na minha frente e parti para uma professora particular e na segunda aula depois de tres semanas de intervalo ela simplesmente desmarcou pois teria uma noiva pra maquiar… e eu? não sou importante? Isso foi hoje e tomei a decisão que não vou mais continuar com ela tb e sim vou treinr treinar e treinar… Beijos
    @minhascoisinhas

  9. Ain…sabe que eu até tinha esquecido porque entrei no blog..e lembrei com o posto VC É DA MINHA CIDADIZINHA….caso a parte que vc é uma super fofa,queria muito um dia tomar um shops com vc..mais moro fora =))sobre o post..isso de curso de make é muito cpmlicado né…aqui onde moro existem cursos muito bom mesmo ..mais sao carissimo…mais só indo no curso e fazendo o estagio da pra fazer um portfolio bem gordo!!!bjo lindaaa

  10. Oi, acho que isso varia muito!Fiz o curso aqui em São Carlos e devo dizer que, NADA, NADA do que vc descreveu acontece aqui.Muito pelo contrário,as funcionárias são super educadas, não tive nenhum mal entendido com contratos , as salas são limpas,paredes pintadas, enfim tudo em ordem!Acho que não podemos generalizar né!!!

  11. Bem vinda ao time,lindinha! Sucesso na sua nova carreira. Eu fiz o curso há 28 anos em uma empresa francesa que atuava aqui no Brasil,na época. Amo trabalhar como maquiadora e dou aula em domicílio. Hj acho que o melhor é mesmo o do Senac.
    Bjus

  12. Nossa que chato !! Alem do curso ser caro, eh desprovido de ambiente no minimo basico né? ate para realizar as makes com iluminação boa!
    Eu teria ido no PROCON e teria ganhado uma nota! hahahahaha! Ainda bem q sua professora foi a unica coisa que te salvou!
    Nunca tinha ouvido sobre cursos da embelezze.. e agora mesmo, nem tenho vontade de conhecer!
    E boa sorte nessa sua fase de maquiadora profissional!!!
    Beijos
    Dani
    @belezaf5

  13. Nossa!
    Minha tia tem uma Franquia da Embelleze e ela se esforça tanto pra deixar lá tão agradável.
    Adoro ir lá, é um ótimo ambiente e profissionais ótimos!
    Enfim.
    Boa sorte nesse momento maquiadora!
    beeejos

  14. Oi Ale! Que bom saber que há pessoas sérias, dedicadas e competentes, por traz de alguma unidade de franquia.

    Acho que ela deveria cobrar mais da Embelleze, a fiscalização em todas as franquias, fazendo com o que a qualidade de modo geral, subisse.

    beijos

  15. Temos os cursos de maquiagem que o Senac oderece… já ouvi falar muito bem… mais antes realmente é ncessário assistir umas aulinhas, antes de assinar o contrato.

    Bjos ^.^

  16. Voltei! Agora para expressar a minha indignação com a situação pela qual você passou. Como pode a Embelleze, empresa de renome, não fiscalizar as unidades franquiadas? Se tem que ser padrão, a empresa deveria observar mais a quantas andam as franquias. Aqui na minha cidade, nas unidades que entrei não vi isso, ainda bem que não são todas. Mas, espero que a Embelleze tome providências, senão todas podem pagar pelo erro de umas.

  17. Oi!
    Obrigada por dividir suas opiniões!
    Eu estou desesperada. Assisti ontem à primeira aula do curso de maquiagem profissional de uma unidade da Embelezze em São Paulo. O único problema é que eu tinha pago o curso à vista ANTES da aula. E eu achei muuuito ruim. A professora não saba o que era demaquilante bifásico (assim, quem nunca ouviu falar do retumbante Bi-Facil???)! Eu não vi nada novo – ela não ensinou nada que eu não tivesse visto na internet. E ela fez uma maquiagem de demonstração que eu detestei. Pra completar, a unidade estava caindo aos pedaços!
    Vou ver se consigo cancelar o curso e pegar o dinheiro de volta! Você acha que consigo? Só assisti a uma aula e a secretária DISSE que só com uma aula eles devolvem o dinhiero menos a taxa de matrícula. Mas não tinha nada disso no contrato.
    Desculpe pelo desabafo, mas eu fico muito tensa imaginando que piquei R$ 450.

    E fica de aviso pra quem mais ler isso: NÃO faça curso lá! =/

  18. Oi Carol,
    Primeiro, parabéns pela formação.
    Agora, fiquei muito surpresa e triste com o seu relato…
    Nunca poderia imaginar uma coisa dessas!
    Fiz o meu curso de maquiadora em uma unidade da Embelleze aqui no Rio de Janeiro e as dependências eram muito boas, tudo muito limpo e bem conservado, profissionais capacitados, desde a recepcionista até os donos da franquia.
    Confesso que o curso, se não fosse pela dedicação da professora, deixaria a desejar, já que muitas coisas não eram abordadas na apostila (muito do que aprendemos no decorrer do curso, ela é que dava por conta própria por achar que a apostila era muito “fraquinha”).
    Sinceramente, hoje, com o conhecimento que tenho e com a experiência adquirida com os anos, só recomendaria o curso na Embelleze para quem não tem NENHUM conhecimento de maquiagem, até mesmo porque consegue- se aprender muito com tutoriais na internet e blogs como o seu.
    O Senac é a melhor pedida, mas mesmo assim depende E MUITO do instrutor.
    No mais, te desejo muito sucesso neste caminho maravilhoso que escolheu.
    Curto muito o seu blog. Bjoks>

  19. puxa vida carol tava na dúvida ate fui la hoje,e realmente falaram uma coisa no tl outra na hora,bem ainda bem que eu nw resolvi nada vou pra teruya bjos

  20. Oi =) Sou de São José tb, fui lá no centro para ver o curso. Chegando lá o atendimento foi horrivel, não há interesse do pessoal. Tirando que a pessoa que me atendeu virou e disse que se eu tivesse interesse era para eu ligar lá, que se ela tivesse tempo TALVEZ me atenderia. Desisti na hora kkk
    Achei que seria mt dinheiro jogado fora, agora espero fazer cursos com pessoas mesmo; sem escola :)

  21. Oi =) Sou de São José tb, fui lá no centro para ver o curso. Chegando lá o atendimento foi horrivel, não há interesse do pessoal. Tirando que a pessoa que me atendeu virou e disse que se eu tivesse interesse era para eu ligar lá, que se ela tivesse tempo TALVEZ me atenderia. Desisti na hora kkk
    Achei que seria mt dinheiro jogado fora, agora espero fazer cursos com pessoas mesmo; sem escola :)

  22. Nossaaa não acredito que á é ruim ”/ tinham me indicado la, marquei pra i la amanha pra paga minha matricula .. agoraa desanimei total de fazer na embelleze, mais quero muito fazer o curso de make .. alguem me indica um lugar? tambem sou de sao jose dos camposs.. beijos

  23. Boa Noite!!

    Estou pensando em fazer o curso na Payot e estou com medo de me decepcionar.Perguntei quanto eu gastaria a menina que me falou que so os Kit de pinceis com 32 custa R$150,00 achei muito caro.O que vc acha devo fazer ?????O curso esta previsto para começar dia 27/08/2012 ah o valor esta R$880,00 4 meses de curso 09:00 as 15:00
    Sempre sonhei em fazer mas acho que vou gastar muitooooooooo.Me ajudem por favor!!!!!!!!!!!

      • Olá Boa tarde,
        Tenho 18 anos e moro em sp- capital, estou com muita vontade de fazer um curso profissional de maquiagem, e gostaria de saber se o curso na Payot é aconselhável? Me ajuda!!! rs

  24. Carol, graças a Deus existem pessoas como vc na internet pra nos orientar ealertar! Vi o curso na minha cidade e me interessei… Fiquei surpresa quando fui pesquisar no google e acabei parando aqui!
    Fiquei chocada, pq vi odepimento de outras meninas tbm, gente a Embelleze tem tanto nome! a globo tbm faz muita propaganda.. que falta de respeito! pq em geral as meninas que fazem esse curso gostam muito de make e no meu caso pelo menos, não tenho dinheiro pra jogar pela janela!
    Um beijo

  25. Poxa…tava pesquisando um curso de automaquiagem na Embelleze….mandei 4 e-mails pra lá, pedindo informações, faz quase uma mês (se já não tiver) e ninguém mandou nenhuma resposta pra mim…
    Mas agora que li seu post aqui, fiquei até com medo…kkk…não vou começar antes de ir lá visitar….obrigada pelas dicas…bjoo

  26. Poxa, que triste! Um amigo meu disse que a namorada dele fez curso na Embelleze de Guarulhos e disse que AMOU, o conteudo e tudo mais.. agora tô em duvida, porque tô louca pra fazer um curso. O Senac de Guarulhos (onde eu moro) não tem curso de maquiagem =( mas valeu pelo relato, Cá

  27. Carol mesmo com esse relato eu resolvi arriscar e me matricular para o curso. A unidade aqui de Jacareí parece boa e a professora parece que realmente sabe do que está falando, já que ela está atuando a 6 anos na área, mas é cedo para afirmar com certeza, ainda estou na segunda aula.

  28. Olá Carol , olá meninas … lendo o post e os comentarios vim aqui deixar o meu tbm rs’ .
    Gente procurem visitar o lugar do curso antes de se matricular porque de repente o curso da cidade é bom , só porque um da cidade de alguém dos blogs a fora foi ruim não significa que o da cidade que você mora seja ruim também … já ouvi falar muito bem do curso da embelleze assim como ouvi coisas ruins tbm , mas como eu já morei no Rj e agora moro no espirito santo posso dizer que a franquia da embelleze daqui é boa e do rio tbm … então procure se informar no local tanto na embelleze quanto no senac antes de tomar alguma decisão ;) Bjoooos menina e Carol

  29. Pessoal, alguém conhece o curso Teruya aqui em São Paulo, pois gostaria de fazer um curso de Maquiagem. Obrigada!!!!

  30. Bom, inicio minhas aulas em 23/02 em uma unidade Embelleze aqui de Ribeirão Preto. Não tive problema algum, tudo anda nos conforme. Mas antes de fechar, perguntei ao meu cabeleireiro e maquiador se era bom, e como ele já foi instrutor de lá, mas na unidade de Indaiatuba, onde eu morava ele me disse algo que me encorajou, pq tbm estava receosa ” Gata, é bom, mas depende de vc de sugar o que puder do professor, o aluno faz a escola”. Antes disse, eu ia fazer um curso em Sampa e era 1600,00 por 2 dias de aula. E olha que lá é renomado, mas como assim 2 dias? Então tem que ter uma mega noção de make né? Já o Avançado e make para eventos e passarelas são em torno de 800,00 e os certificados são a níveis internacionais. Então, prefiro ter o certificado básico na Embelleze, lembrando que para trabalhar com isso, vc precisa provar que é entendido, o cliente pede por segurança e acho válido, mesmo sendo Embelleze, pq afinal a make sairá de suas mãos e criatividade. Então, se podemos aprender na net sozinha como vcs estão dizendo, não aprenderia mais se eu treinasse, treinasse tbm como vcs dizem só que em pessoas? Então dá p/ ter uma ideia de como não é tão ruim assim. E generalizar é injusto, já que se um dia eu fizer uma make errada e ela me detonar não acharei justo, poderia estar num dia ruim…mas é o que penso. Posso usar MAC e parecer um espantalho maquiado. Depende mais de competência do que de burocracia!

  31. Minha querida parabens, quanto a Embelleze, acredito que não devemos generalizar, te convido a passar na unidade de Jacarei para conhecer nosso espaço, te garanto que será muito bem recebida. Um abraço!!

  32. Olá meninas,
    Tenho 18 anos e moro em SP-Capital, estou com muita vontade de fazer um curso de maquiagem profissional, mais não sei aonde fazer. Dei uma pesquisada e à Payot parece ser um lugar bom, mais gostaria de ter mais certeza disso. Alguém sabia me dizer a Payot é bom mesmo, ou me indicar um outro lugar?
    Me ajudem meninas!!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>